segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O bullying na avaliação escolar.

O uso da avaliação como'' ameaça'',quando o comportamento ou interessse das turmas não são satisfatórias,são métodos empregados pelos professores que sem saber estão praticando bullying.

Relatos de alunos: 
''O professor debocha do pessoal que tira nota baixa,chama de burro,mongol e retardado...'' ''Ela vai entregando primeiro as provas de nota baixa,fazendo aquele suspense,cada uma é um risinho ou um comentário de crítica babaca!''

''Coitado de quem tira nota baixa!já sabe que vai ficar sem recreio ou sem saída.E às vezes nem é pra estudar nada,é só castigo mesmo''.

''Já pensou?Perder um pedaço das férias,ficar vindo pra escola e ainda sofrer zoações dos colegas?'' 

O professor usa de seu poder constituido em sala de aula para manter a ordem e com isso pratica o bullying,quando também,diz que a prova vai ser difícil ou aplicada sem data marcada,as famosas provas surpresas,ou que todo o conteúdo vai cair na prova e que todos vão tirar notas baixas....


Referência: Métodos e técnicas de avaliação. OLIVEIRA,Eloiza da Silva Gomes de;ZACARIAS Jaegger Gama. 2ª ed.Rio de janeiro: Fundação Cecierj.2011.

O Bullying é um problema mundial !!!!!!

    Bullying é um problema mundial. Pode-se identificar o problema em todos os níveis escolares, da educação infantil à faculdade, em escolas privadas ou públicas, rurais ou urbanas.
     No Brasil, o Bullying aparece em uma proporção pequena se comparada a países com os Estados Unidos e Inglaterra onde o assunto ganha um debate intenso e onde casos graves são constantemente relatados. Os Estados Unidos apontam o bullying como razão do episódio da morte de treze estudantes da Columbine’s scholl em Littleton em 1999. O mais recente caso aconteceu no último dia 28 de setembro, quando um adolescente, afirmando que se sentia diferente dos outros,matou 3 colegas.

 Ações de intimidação de quem pratica Bullying(os bullies):

Colocar apelidos depreciativos
Assediar
Ofender
Amedrontar
Fazer “gozações”
Ameaçar
Humilhar
Agredir
Criar situações para “pegar” a “vítima”
Bater
Discriminar
Empurrar
Excluir
Machucar
Isolar
Intimidar
Perseguir
Desprezar


Observe os sinais que indicam que o seu filho está sendo vítima de Bullying,se ele:
Chega em casa com contusões freqüentes
”Perde” dinheiro com freqüência
Chega em casa com roupas rasgadas
Briga constantemente com amigos considerados “próximos” antes
Diz que precisa de algo porque perdeu ou foi roubado
Está com péssimo humor
Fica quieto e retraído
É agressivo com os irmãos
Evita sair de casa
Não se dedica como antes aos estudos
Tem insônia
Demonstra ansiedade excessiva
    As escolas precisam promover ações para diminuir esse problema,tais como:


     Jogos cooperativos;Atividades de inclusão. Mesclando sempre os grupos, evitando  as “panelinhas”; Palestra a respeito de boas ideias de como trabalhar em grupo;       Mostrar reportagens a respeito das conseqüências sofridas pelos bullies nas mais        diversas situações;


sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Professores podem ser tanto vítimas de bullying quanto agressores



No contexto do ambiente escolar, o professor tanto pode ser a vítima quanto o agressor. Segundo a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, autora do livro "Bullying: mentes perigosas nas escolas", o professor se torna o agressor quando persegue, humilha o aluno com piadinhas e apelidos, intimida essa criança/adolescente com comentários ameaçadores sobre nota baixa, por exemplo: “Bullying é sempre uma coisa terrível quando vem de um colega, de um outro aluno. Quando vem do próprio professor, fragiliza ainda mais o aluno,pois ele em geral espera do seu professor  uma atitude de compreensão e amizade.



Professor vítima de bullying preferiu morrer a voltar ao 9º B


Na véspera das aulas com aquela turma, Luís ficava nervoso. Isolava-se no quarto e desejava que o amanhã não chegasse. Não queria voltar a ouvir que era um "careca", um "gordo" ou um "cão". Não queria que o burburinho constante do 9.º B e as atitudes provocatórias de alguns alunos continuassem a fazê-lo sentir aquela angústia. Luís não era um aluno. Tinha 51 anos e era professor de Música na Escola Básica 2.3 de Fitares, em Rio de Mouro, Sintra. Era. Na semana antes do Carnaval, decidiu que não voltaria a ser enxovalhado. Pegou no carro e parou na Ponte 25 de Abril. Na manhã do dia 9 de Fevereiro, atirou-se ao rio.


ENQUETE

EM SUA OPINIÃO,A PRÁTICA DO BULLYING DEVERIA SE TRANSFORMAR EM CRIME,PASSÍVEL DE PENA PARA O ''AGRESSOR''?

Entre e opine!!!A sua opinião é muito importante!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A tecnologia a serviço dos brutos

Um em cada seis estudantes brasileiros do ensino fundamental
já foi alvo de bullying no mundo virtual. Isolamento, medo
e até depressão são sinais evidentes desse tipo de violência


Roberta de Abreu Lima e João Figueiredo
Laílson Santos
Ela precisou mudar de escola
"Era nova no colégio quando uma amiga me contou que havia no Orkut seis comunidades intituladas Eu Odeio a Gabriela. Virei alvo de todo tipo de xingamento. A situação só foi piorando, e eu me sentia cada vez mais sozinha e impotente. O pior foi saber que eram colegas de classe que me humilhavam. Deprimida e sem receber por seis meses seguidos nenhuma ajuda do colégio, já avisado da situação, decidi, com o apoio dos meus pais, trocar de escola no meio do ano. As tais comunidades continuam até hoje na rede. É um capítulo da minha vida que luto para apagar."
Gabriela Lins, paulista, 17 anos.
Saiba mais Clique aqui

 

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Plano de aula para trabalhar o bullying na Educação infantil

Tema trabalhado: Bullying
Turma : 1º ,2º ano do ensino fundamental.
Abordagem do tema: Com a história do patinho feio.
Justificativa: A necessidade cada vez mais presente de construir uma sociedade mais plural e menos preconceituosa,por isso, a  forma encontrada foi estabelecer  uma relação entre a história do patinho feio e o bullying,com o auxílio da atividade cênica mostrar como podemos desmitificar conceitos sobre bonito  e feio que ainda são difundidos pela sociedade,fazendo com que a criança desenvolva  aceitação de como é fisicamente desde pequena.
Atividade cênica
 INTEGRAÇÃO: A corrente.Esse jogo vai permitir a união entre o grupo,sem a exclusão de nenhum aluno.
A um sinal combinado,o ‘’pegador’’ corre ao encalço dos demais,que devem fugir para não serem pegos.Aquele que for preso dará a mão ao pegador,iniciando a corrente.O jogo prossegue e a corrente vai aumentando.Então,a professor(o) divide a corrente ao meio, e ambas as partes tentam pegar os demais.
Somente os jogadores das extremidades da corrente é que podem pegar os demais.
ESTÍMULO CÊNICO: O professor  vai passar o desenho do patinho feio para os alunos e pedir que prestem bastante atenção nas ações dos personagens,depois desenhos com as principais cenas do desenho será  distribuído entre os alunos e por meio do sorteio será definido quais serão os seus personagens.
Com os desenhos em mãos,os alunos vão   realizar as ações descritas no desenho,todos os alunos ficarão em círculo durante essa atividade e depois trocar o papel com os colegas.O professor  vai orientar  e deixar que os alunos escolham como vão representar ou se não vão representar.O aluno precisa se sentir livre para realizar essa atividade.
*Obs:Foi utilizado o recurso do DVD do desenho : O patinho feio.Porque temos que considerar as especificidades  de cada escola,sabemos que nem sempre o aluno nesta ou mesmo em fases mais adiantadas sabem ler e interpretar.
COMPOSIÇÃO CÊNICA:  Propor  aos alunos  que realizem as cenas propostas nos desenhos sem que haja palavras  e que deem  sequencia  a cena.A intenção desse jogo e fazer com que todos façam a mesma cena,sem discriminar ninguém.Todos precisam ser o patinho feio,só assim,poderão sentir o que é ser apelidado,discriminado e chamado de feio.
*Obs:Alunos com necessidades educativas especiais ,poderão participar com facilidade nesta etapa,já que não terão que emitir sons,caso tenham essa dificuldade.
AVALIAÇÃO: Cada cena será avaliada,o professor fará perguntas à platéia de alunos.Entenderam do que se trata  a história?O que vocês sentiram ao serem chamados de feio?Foi legal chamar os outros de feio?Foi difícil?
O objetivo do professor só será atingido  quando o aluno entender que discriminar,colocar apelidos é algo ruim.Observar o nível de  timidez dos alunos  e se é normal ou prejudicou a atividade cênica.
(Trabalho feito por Angélica Rangel,na disciplina Artes na educação)

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O QUE É BULLYING?

     Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
     "Segundo Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz (224 págs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868 ), o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa."
     O bullying pode causar isolamento ou queda do rendimento escolar, apresentando doenças psicossomáticas e sofrer trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos pode afetar o estado emocional do jovem de tal maneira, optando por soluções trágicas, tendo como consequencia o suicídio.





quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Em que idade o bullying é mais visível?

A idade da vítima de bullying mais prevalente se situa entre 11 e 13 anos, sendo menos freqüente na educação infantil que no ensino médio (Eslea, 2001). Os agressores masculinos são prevalentes, entretanto, as meninas podem exercer formas mais sutis ou, como vimos, mais indiretas de bullying, dificultando assim a percepção da agressão. Há boas razões para se acreditar que a prevalência do bullying esteja sendo subestimada, tendo em vista o fato de que a maioria dos atos de bullying ocorrem fora da visão dos adultos e de que a maioria das vítimas não queixa da agressão, seja por constrangimento ou por saber que pouco farão por elas.

http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=345

Como a família deve se posicionar diante de um filho que sofre bullying?

No caso da criança ou jovem ser a vítima,a situação deve ser analisada criteriosamente .  Procure a escola, em primeiro lugar e exija a solução do problema.  Trabalhe para melhorar a autoestima da criança.  Como?  Tente inseri-la em atividades para as quais possui habilidades (pintura, canto, instrumentos), pense em colocá-la em algum tipo de esporte que ensine defesa pessoal (não para usá-la, mas para adquirir mais confiança), busque tratamentos que possam ajudá-la a se sentir melhor (dietas, tratamento para espinhas, psicoterapia).  Foque o bem-estar do seu filho mais do que o desejo de vingança. 

http://www.mingaudigital.com.br/article.php3?id_article=4051

Caracterização do assédio escolar

Como a maior parte dos alunos não denunciar, e alguns adultos negligenciam sua importância, a sensação de impunidade favorecem a perpetuação do comportamento agressivo.
Acossamento,  ou "intimidação" ou entre falantes de língua inglesa bullying é um termo frequentemente usado para descrever uma forma de assédio interpretado por alguém que está, de alguma forma, em condições de exercer o seu poder sobre alguém ou sobre um grupo mais fraco.
O cientista sueco - que trabalhou por muito tempo em Bergen (Noruega) - Dan Olweus define assédio escolar em três termos essenciais:
  1. O comportamento é agressivo e negativo;
  2. O comportamento é executado repetidamente;
  3. O comportamento ocorre num relacionamento onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.
O assédio escolar divide-se em duas categorias:
  1. Assédio escolar direto;
  2. Assédio escolar indireto, também conhecido como agressão social
O bullying direto é a forma mais comum entre os agressores (bullies) masculinos. A agressão social ou bullying indireto é a forma mais comum em bullies do sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social. Este isolamento é obtido por meio de uma vasta variedade de técnicas, que incluem:
  • Espalhar comentários;
  • Recusa em se socializar com a vítima;
  • Intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima;
  • Ridicularizar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades etc).
O assédio pode ocorrer em situações envolvendo a escola ou faculdade/universidade, o local de trabalho, os vizinhos e até mesmo países. Qualquer que seja a situação, a estrutura de poder é tipicamente evidente entre o agressor (bully) e a vítima. Para aqueles fora do relacionamento, parece que o poder do agressor depende somente da percepção da vítima, que parece estar a mais intimidada para oferecer alguma resistência. Todavia, a vítima geralmente tem motivos para temer o agressor, devido às ameaças ou concretizações de violência física/sexual, ou perda dos meios de subsistência.
Deve-se encorajar os alunos a participarem ativamente da supervisão e intervenção dos atos de bullying, pois o enfrentamento da situação pelas testemunhas demonstra aos autores do bullying que eles não terão o apoio do grupo. Uma outra estratégia é a formação de grupos de apoio, que protegem os alvos e auxiliam na solução das situações de bullying. Alunos que buscam ajuda tem 75,9% de reduzirem ou cessarem um caso de bullying. 
Os professores devem lidar e resolver efetivamente os casos de bullying, enquanto as escolas devem aperfeiçoar suas técnicas de intervenção e buscar a cooperação de outras instituições, como os centros de saúde, conselhos tutelares e redes de apoio  social.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Filmes com a temática bullying

Nomes:
Te pego lá fora
Meninas malvadas
Ponte para terabítia
Nunca fiu beijada
De repente 30
Tiros em Columbine
Um grande garoto
Forrest Gump
Querido Frankie

 Esses são apenas algumas filmes que podem ser trabalhados em sala de aula,tanto com crianças quanto adolescentes.Fica a sugestão.



Disponível em : http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071018141048AAsUcAF.Acesso em: 12 de outubro de 2011

Qual a posição da escola em casos de Bullying?

A escola tem muitos problemas para lidar com essa situação,muitos alunos,dificuldades em dar um atendimento individual para cada aluno e alguns profissionais não estão preparados para essa situação.O ideal era ter um psicopedagogo atuando com os alunos(com um trabalho intensivo,poderia diminuir os casos de bullying),mas essa não é a realidade da maioria das escolas.
Disponível em:http://www.infonet.com.br/educacao/ler.asp?id=87559&titulo=especial.  Acesso em: 12 de outubro de 2011

''Infelizmente, o modelo do mundo exterior é
reproduzido nas escolas, fazendo com que essas institui-
ções deixem de ser ambientes seguros, modulados pela
disciplina, amizade e cooperação3, e se transformem em
espaços onde há violência, sofrimento e medo.''



NETO,Aramis A.Lopes.Bullying-comportamento agressivo entre estudantes.Jornal de pediatria.www.scielo.br/pdf/jped/v81n5s0/v81n5Sa06.pdf.Acesso em:12 de outubro de 2011

Bullying na fase adulta

O problema do bullying na fase adulta pode ser o reflexo da infância e trazer problemas,para o ambiente de trabalho,como o assédio sexual pode ser um exemplo disso. As pessoas que foram vítimas de bullying na infância podem ser transformar em trabalhadores tímidos e com dificuldades de relacionamento no ambiente de trabalho.
Acesso em: 12 de outubro de 2011

O cyberbullying existe?

Sim,existe.O cyberbullying é um tipo de bullying tecnológico onde o difamador,invade,ridiculariza e menospreza a vítima.Atinge as redes sociais,como blogs e fotologs e também e-mails.Praticado normalmente por adolescentes que não se identificam,mais que podem ser descobertos e processados por calúnia e difamação.Qulaquer pessoa pode ser vítima,incluindo famosos.Como exemplo,um jornal inglês publicou uma foto de Luma de Oliveira no carnaval e a taxou como prostituta,ela entrou com um processo por calúnia e difamação contra o jornal.



Disponível em: http://www.brasilescola.com/sociologia/cyberbullying.htm.Acesso em: 12 de outubro de 2011

O que é o Bullying e como surgiu esse termo?

Termo encontrado na literatura psicológica anglo-saxônica,que conceitua os comportamentos agressivos e anti-sociais,em estudos sobre o problema da violência escolar.
Um conjunto de atitudes agressivas e intencionais,adotado por um ou grupo de alunos,causando dor,angústia e sofrimento às vítimas.

FANTE,Cleo-Bullying.Disponível em : http://apamecosa.blogspot.com/2009/06/bullying-por-cleo-fante-na-atualidade-um.html.Acesso em 01 de outubro de 2010

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Um novo olhar sobre o bullying

O Bullying não é algo novo e não acontece apenas nas escolas...a visibilidade que é dada pela mídia é essa.Então,todos pensam que é só isso......mas,pode acontecer em qualquer lugar.....com crianças,jovens,adultos,idosos e adolescentes....
Desvendar o Bullying,não como algo novo a ser descoberto e sim,esclarecer o que está por baixo desta palavra tão usada atualmente.( Cristiane,Angélica,Rangel,Verônica,Cátia e Jaine)